You are currently viewing Como Transformar um Solo Fraco e Arenoso em Uma Terra Segura Para Plantar

Como Transformar um Solo Fraco e Arenoso em Uma Terra Segura Para Plantar

Como Transformar um Solo Fraco e Arenoso em Uma Terra Segura Para Plantar

Hoje o assunto é sobre solos arenosos, vou falar algumas características destes solos, como você pode adequa-los para o plantio e fechar com um top 3 de plantas para cultivar neste tipo de solo.

Vem comigo!

CARACTERÍSTICAS

Os solos arenosos são comumente conhecidos como solo leve e esse tipo de solo está presente em grande parte do Brasil.
Aproveite e comenta ai embaixo o tipo de solo que é onde você mora.


Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%).


Esse tipo de solo apresenta as seguintes características: Alta porosidade e permeabilidade; Pouca umidade; Seca rapidamente; Pobre em nutrientes e água; Deficiência em cálcio; pH ácido e baixo teor de matéria orgânica;

ALTA POROSIDADE

Grãos de areias são muitas vezes maiores do que os de argila, com isso você até consegue manusear um destes pequenos grãos em sua mão. 


Seu tamanho é de 2 a 0,064 mm muitoo grande em comparação ao de argila que é menor que 0,004 mm.


Para o desenvolvimento das raízes das plantas é excelente, pois não temos compactação, assim as raízes encontram menos resistência para buscar água e o ar presente no solo, condicionando uma alta permeabilidade.

POUCA UMIDADE

Por conta do seu tamanho mesmo que as partículas estejam bem juntas existe muito espaço entre elas e a água não é retida nessas partículas, fazendo com que estes tipos de solos não seguram muita umidade e acabam por secar rapidamente.

POBREZA DE NUTRIENTES

Não só a água que é perdida facilmente, os nutrientes do solo também se vão com muita facilidade e isto ocasiona um solo pobre em nutrientes.

pH ÁCIDO E BAIXO TEOR DE MATÉRIA ORGÂNICA

Solos arenosos apresentam colorações bem claras, e isso é um indicador da falta de matéria orgânica no mesmo. 


Com a falta de MO e a deficiência de nutrientes o pH tende a ser ácido, ocasionando uma maior disponibilidade de alumínio que em poucas quantidades já é tóxico para suas plantas!


Não tenha pânico, eu sei que você ama cultivar então para tudo tem um jeito!


Algumas plantas são adaptadas para estas condições de pouca disponibilidade de água e pH mais ácidos, porém existem estratégias e técnicas que podemos fazer para melhorar estes solos e deixá-los adequados para a maioria das espécies vegetais! Confira!

Como plantar em solo arenoso:

MELHORANDO A FERTILIDADE

Como já citado, em solos arenosos temos um problema de deficiência de nutrientes no mesmo.


Podemos então adicionar compostos a base de matéria orgânica (substratos a base de húmus, estercos, compostagem vegetal) que irão disponibilizar os nutrientes que suas plantas tanto irão precisar!

LIVRO DIGITAL GRATUITO

Baixe agora este maravilhoso livro sobre adubação orgânica e mude definitivamente a maneira que você olha para adubação! É totalmente GRÁTIS e seguro!

MELHORANDO A RETENÇÃO DE ÁGUA

Estes compostos de matéria orgânica possuem a características de serem bons retentores de umidade, e com isso nosso solo vai conseguir armazenar e manter muito mais água, melhorando esta característica.

MELHORANDO O pH

Como já foi dito, o pH do solo influencia muito na saúde e desenvolvimento de sua planta, desta forma, a matéria orgânica incrementada no seu solo já ajudará a aumentar o pH do solo.


Recomendo que adicione cinzas de madeira ou compostos a base de cal ou calcário em pó, estes por sua vez irão reagir com o alumínio e tendem a neutralizá lo, e quando isso ocorre suas plantas estarão com as raízes seguras da acidez.

CONCLUSÃO

Solos arenosos são sim passíveis de serem cultivados! Sem dúvida a agricultura consegue ser bem dinâmica quanto a isto.


Conhecer a planta que você está cultivando e fazer o manejo adequado é essencial para o sucesso do seu cultivo.


Este post tem um comentário

Comentários encerrados.