5 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE TER EM CASA
Plantas medicinais tem seu lugar carimbado em nossa vida. Eu sempre lembro de quando ia visitar minha avó, no interior de Goiás, ela sempre tinha um “chá” um “remédio” ou algo do tipo.
As plantas são produtores primários e a partir delas temos matéria prima para vários produtos, inclusive os manipulados em laboratório.
Agora vou te contar quais as 5 plantas medicinais que são fáceis de ter em casa!
5. QUEBRA-PEDRA
A planta Quebra-Pedra é bastante conhecida no Brasil e no mundo. Em muitas regiões ela nasce de forma espontânea e toma conta de terrenos, quintais e calçadas.
Seu nome quebra-pedra é associado a sua ação de quebrar as pedras de oxalato de cálcio que se formam nos rins das pessoas propensas a este tipo de cálculos renais.
O Quebra-Pedra ainda tem ações contra a hepatite e problemas diuréticos entre outros.
COMO PLANTAR:
4. CARQUEJA
Esta é outra planta bastante conhecida e que você provavelmente já fez uso.
Dos nomes conhecidos temos: carqueja-amarga, carqueja-amargosa, carqueja-do-mato, carquejinha, condamina ou Iguape.
Ela é geralmente indicada para melhorar a digestão, combater os gases, no tratamento da gripe e ainda ajudar a emagrecer.
Temos ainda muitos outros benefícios, porém o propósito aqui é outro, vamos para a parte que interessa.
COMO PLANTAR:
3. HORTELÃ
Hortelã é uma das ervas mais famosa e conhecida do mundo, é uma das plantas que mais gosto, seu aroma agradável junto com o formato das suas folhas e a coloração me trazem uma sensação de paz.
Tem uma história bem legal sobre ela, diz a lenda que Zeus andava pela terra disfarçado de mortal, buscando pão e água.
Depois de ser ignorado por várias pessoas, encontrou um casal de camponeses idosos que o acolheu: eles lhe deram de comer sobre uma mesa enfeitada com hortelã.
Em agradecimento à comida, o deus transformou o casebre dos camponeses em um belo palácio.
Essa lenda transformou a hortelã em símbolo de hospitalidade e até hoje um canteiro dessa erva nos transmite uma sensação de bem-estar.
Dos vários benefícios que já foram testados temos: combate aftas, gengivite, dor de garganta entre outros.
COMO PLANTAR:
2. CAMOMILA
Ela é sem dúvida uma das plantas medicinais mais conhecida e usada em todo o mundo.
Temos vários produtos com diferentes ações proveniente desta planta. A principal parte explorada são suas flores, são um espetáculo à parte.
Dos seus usos medicinais temos: ação anti-inflamatória e também conta com ação antioxidante. Esta última é portante porque combate os radicais livres e previne doenças cerebrais degenerativas, câncer e outras complicações.
COMO PLANTAR:
1. BABOSA
E a primeira posição vai para a tão famosa Aloe vera, novamente me lembro do interior de Goiás, sempre que íamos visitar minha avó eu me machucava, jogando bola, correndo, pedalando pela cidade, enfim, coisas do tempo de criança..
E toda vez que chega com um machucado minha avó estava lá sempre pronta e aposta com uma folha de babosa para passar no machucado para cicatrizar logo.
A Babosa possui vários benefícios já confirmados pela ciência, entre eles temos: efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, anti-térmicos e anti-inflamatórios, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele.
COMO PLANTAR: