You are currently viewing OS ALIMENTOS PARA SUA PLANTA

OS ALIMENTOS PARA SUA PLANTA

ALIMENTO PARA SUAS PLANTAS - NUTRIENTES

Todos os dias precisamos nos alimentar, quando fazemos obtemos a força e energia que precisamos para sobreviver. 

As plantas por sua vez tem uma vantagem ao seu favor, elas são capazes de transformar energia luminosa em energia química (através de fotossíntese) porém ainda necessitam de vários outros nutrientes para se desenvolverem fortes e saudáveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A maioria destes nutrientes é obtida com o contato dos pelos radiculares presentes nas raízes com a solução do solo (mistura de água e elementos químicos).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entender a função desses elementos no organismo vegetal, assim como as quantidades que as plantas os absorve é muito importância para a prática da agricultura, seja ela praticada em vasos no quintal de casa ou em grandes áreas agrícolas.

OS NUTRIENTES

Carbono, oxigênio e hidrogênio são de longe os mais absorvidos pelas plantas, estes elementos são componentes básicos das moléculas dos carboidratos, lipídeos, proteínas, pigmentos, hormônios, ácidos nucléicos

Carbono representa entre 40 a 45% da matéria seca da planta; Oxigênio em média 45% e o Hidrogênio 5% dos tecidos vegetais.

NITROGÊNIO

Este elemento é absorvido nas formas: NO3- e NH4+. 

Atua nos seguintes processos: fotossíntese, respiração desenvolvimento e atividade das raízes, absorção iônica de outros nutrientes, crescimento, diferenciação celular e genética. 

Constituinte de proteínas, aminoácidos, pigmentos, hormônios, DNA, RNA e vitaminas.

FÓSFORO

H2PO4- e HPO42-. 

Presente em nucleotídeos usados no metabolismo energético (ATP), na divisão celular (DNA/RNA) e constituição de estruturas dos vegetais. 

O fosfato nucléico está presente no núcleo das células, os açúcares fosfatados dominam no citoplasma, fosfolipídios dominam nos cloroplastos e fosfatos inorgânicos dominam no vacúolos.

POTÁSSIO

K+. 

Das suas principais funções na planta temos o potássio com um ativador enzimático (enzimas da respiração e da fotossíntese), atuando em mais de 120 enzimas, e na manutenção da turgidez das células. 

Também possui atuação na resistência à geada, seca e salinidade, abertura e fechamento dos estômatos, resistência a moléstias e resistência ao acamamento.

ZINCO

É absorvido na forma Zn+2 . 

Na planta, o Zn atua como um ativador de enzimas, que estão envolvidas com diversos processos fisiológicos da planta, como a fotossíntese, produção de amido e de fito-hormônios.

FERRO

Fe2+. 

Esse nutriente atua na atividade de várias enzimas da planta, também como catalisador na síntese da clorofila, e como transportador de oxigênio em diversos processos, ele está envolvido no processo de produção de ATP (energia).

BORO

H3BO3. Atua no metabolismo de carboidratos e transportes de açúcares através das membranas, na formação da parede celular, divisão celular, no movimento da seiva. 

Além disso, apresenta funções na fase fase reprodutiva da planta (florescimento) e respostas hormonais.

CONCLUSÃO

Temos muitos outros minerais que a planta absorve do solo para se alimentar.

Fornecer estes nutrientes é a garantia que ela terá o que precisa para se desenvolver.

Tenho um artigo que fala um pouco mais para quem quer começar a plantar em casa, leia aqui.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado, me ajude compartilhando. 

Grande abraço, até a próxima.